Responsabilidade social: você faz sua parte?

8/09/2015 Reflexões // editorial, responsabilidade social

É claro que você quer tornar o site da sua marca amplamente conhecido, que seu blog seja cada vez mais acessado, que seu conteúdo seja compartilhado. Quem não gosta de ter seu trabalho reconhecido e valorizado? Mas a vida não é só receber, certo? Que tal aproveitar seu blog e seus perfis em redes sociais para apoiar uma causa social? Vem cá se inspirar! :)

Não ignore, estenda a mão e faça sua parte.

Imagem: Waithamai, em CC-BY-2.0.

Curiosidade Salva

Você deve ter visto: uma publicação da Bela Gil no Facebook aparentemente sem sentido que, ao clicar no ícone que mostra as edições da publicação, vê-se que a postagem tem todo sentido – é uma ação contra a violência doméstica.

O que aparecia: “Foi a maçaneta da porta.”

O texto todo, visível apenas ao clicar para ver a edição:

“É isso que você deve fazer sempre: reparou alguma coisa estranha, procure saber mais.

Muitas vezes, uma maçaneta da porta é um marido agressivo e a vítima não tem coragem de dizer.

Viu sinais de agressão? Denuncie.

Faz um 180 e dê uma virada nessa realidade.

Disque-denúncia – 180.”

A publicação viralizou e Bela Gil foi elogiada por usar sua visibilidade em prol de uma causa tão importante quanto o combate à violência contra a mulher. Logo se soube que outras celebridades estavam fazendo o mesmo que Bela Gil: Marjorie Estiano, Deborah Secco, Preta Gil, Luiza Possi, Mariana Ximenes, Natália Lage, Ingrid Guimarães, Tais Araújo, etc. Dependendo do perfil dos seus amigos no Facebook, talvez você tenha sabido primeiro sobre a publicação de alguma outra celebridade e não a da Bela Gil. ;)

O que você talvez ainda não saiba é que não foi uma publicação espontânea. Não foi uma celebridade que teve esse insight genial e resolveu colocar em prática: a ação foi criada pela Agência3 para o Disque Denúncia do Rio de Janeiro. A campanha se chama Curiosidade Salva e conta também com um perfil no Instagram.

No meu ponto de vista, o fato de ser uma campanha de uma agência para o Disque Denúncia do Rio de Janeiro não diminui em nada o valor do envolvimento das celebridades na ação. Em tempos em que famosos emprestam seus nomes e visibilidade para alimentar a indústria farmacêutica e afins, gostei muito de ver celebridades envolvidas em uma causa tão nobre.

 

Você também pode

Mas você não precisa ser celebridade para abraçar uma causa e defendê-la na web. Alguns dados sobre violência doméstica encontradas no site Compromisso e Atitude: três em cada cinco mulheres jovens já sofreram violência em relacionamentos; 56% dos homens admitem já terem cometido alguma forma de agressão; 48% das mulheres agredidas relatam que a violência aconteceu em suas próprias casas. É assustador, ainda mais se você considerar que o assédio não é (erroneamente) considerado violência – se fosse, os números acima seriam ainda maiores.

É inegável a importância do envolvimento de celebridades na causa, mas você também pode usar a rede para se posicionar contra a violência doméstica e assim informar e conscientizar pessoas próximas a você. Você pode ter um blog para apoiar e divulgar as causas que lhe são caras. Sim, você pode!

Ou, pelo menos, use seu blog para divulgar ações relativas às causas que você se identifica. Mesmo que seu blog seja parte do seu site profissional, com um pouco de boa vontade dá para inserir no calendário editorial algumas pautas de responsabilidade social. ‘Bora escrever, já para a próxima semana, um post de cunho social? :)

Você costuma escrever posts de cunho social no seu blog? Fará um para a próxima semana? Não se esqueça de deixar nos comentários o link para seu post. :)

Por

Lis Comunello

Publicitária e Social Media. Curitibana perdida em Floripa, troco o dia pela noite, sou chocólatra e louca por gatos.

Deixe seu comentário:

Tags

Ir ao topo