Queda no tráfego via Facebook

17/11/2015 Divulgação, Redes Sociais // facebook

Facebook.

Imagem: mkhmarketing, em CC-BY-2.0.

Tem acompanhado seu Analytics para conferir se as visitas vindas pelo Facebook caíram? Pois saiba que o tráfego oriundo do Facebook caiu expressivamente para grandes veículos: cerca de 75% segundo o artigo Veículos têm queda de tráfego via Facebook, publicado ontem, 16/11/2015, no Meio&Mensagem.

A possibilidade levantada no artigo considera que o motivo para essa queda tão brusca esteja relacionada aos esforços do Facebook em manter os usuários apenas dentro da própria plataforma – o Instant Articles é um grande reforçador dessa hipótese.

De minha parte acredito que, no Brasil, a queda nas estatísticas das fanpages e nas visitas oriundas do Facebook estejam relacionadas às mudanças nos algorítimos: cada vez mais o conteúdo publicado por pessoas (perfis) tem mais destaque que o conteúdo publicado em fanpages. Quer dizer que vamos criar perfis para empresas? Não, por favor, perfis são para pessoas!

O que precisamos fazer é deixar a teimosia e o comodismo de lado para entender e aceitar que investir em seu próprio site/blog é muito mais importante e estrategicamente inteligente que focar todos os esforços no Facebook. Tenha uma fanpage para sua marca, mas não abra mão de um site, preferencialmente um site com blog.

Desse modo você levará o conteúdo publicado no seu site para sua fanpage e, se estiver dentro do seu planejamento estratégico, também para seu perfil pessoal. Assim você divulga seu site/blog ao invés de deixar seu conteúdo originalmente publicado num espaço que não é seu, além de todas as outras vantagens e questões já levantadas no post Ter site é mais importante que Facebook.

Suas visitas oriundas do Facebook também sofreram queda? Você já prioriza seu site/blog ao invés do Facebook?

Por

Lis Comunello

Publicitária e Social Media. Curitibana perdida em Floripa, troco o dia pela noite, sou chocólatra e louca por gatos.

Deixe seu comentário:

Tags

Ir ao topo