Planejamento de blogs e sites – Parte IV
Percebeu a mudança na distribuição das pautas aqui do blog? O radar mudou de lugar com os posts autorais e essa mudança se deve aos resultados que venho obtendo comparando publicação e acessos. Lá no post sobre os melhores horários para publicar eu já havia dito: é testando que descobrimos o que melhor funciona para cada um. ;)
E agora voltamos à série Planejamento de blogs e sites. Já falamos sobre o seu negócio, público-alvo, concorrência e diferencial, agora chegou a hora de abordarmos Comunicação e Marketing. :)
Comunicação e Marketing
Lembre-se: como estamos falando em planejamento de blogs e sites, é de ações no ambiente digital que estamos tratando. Mas você precisa ter feito seu planejamento de marketing: você precisa definir os objetivos da sua marca para poder agora definir as estratégias e táticas do planejamento do seu blog/site. Resumindo, estratégias se referem ao onde você quer chegar, enquanto as táticas são as ações que te levarão aonde você quer chegar. Estratégia é planejamento, tática é ação. Para aprofundar as definições, sugiro a leitura do artigo Estratégia x Tática, de Camila Neves para o Administradores.com.
Não economize tempo analisando sua comunicação e marketing e tampouco da concorrência: aqui podem surgir informações valiosas a serem consideradas na Análise SWOT.
Comunicação e marketing da sua marca
Você costuma investir em comunicação e marketing? Quais estratégias e táticas de comunicação e marketing você já desenvolveu para sua marca? Quais os resultados? Como sempre, seja franco: assuma o que não deu certo, erros são ótimos professores.
Comunicação e marketing da concorrência
Antes você falou dos seus concorrentes de modo um pouco mais geral, agora deve especificar a comunicação e o marketing. Responda as mesmas perguntas que fez sobre sua própria marca: eles costumam investir em comunicação e marketing? Que estratégias e táticas você identifica na concorrência? Eles obtiveram bons resultados? Se puder colocar também os objetivos das marcas e seus sites/blogs, melhor ainda.
Percepção do mercado
Muitas vezes essa questão mexe com o ego. Desculpe-me dizer isso assim, sem anestesia, mas não importa muito como você vê a sua marca e sim como seu público-alvo a vê. Se você ainda não aceitou, precisa aceitar agora: sem seus clientes e consumidores sua marca não sobrevive, você depende deles, portanto menos ego e mais atenção sincera ao seu público, ok?
Como sempre, você precisa lidar com a realidade: não adianta você ver sua marca como moderna e descolada se seu público a considera tradicional e sóbria. Não fantasie, seja honesto: como sua marca é percebida no mercado? Que valores e atributos ela expressa?
Presença online
Em quais redes sociais sua marca está inserida? Quando você fez a parte sobre concorrência no seu planejamento, citou não apenas os sites, mas também as redes sociais nas quais seus concorrentes estão inseridos – agora é hora de falar sobre a sua presença digital.
Relacione os perfis e páginas que sua marca já tem e, se for o caso, quais pretende criar. Mencione também quais redes são corretamente administradas, com periodicidade na atualização e conteúdo de qualidade, e quais precisam receber mais atenção. Vale lembrar: sua marca não tem que, obrigatoriamente, estar em todas as redes sociais. Sua marca tem que estar onde seu público está e você tem condições de sustentar o perfil – com frequência nas publicações e conteúdo de qualidade. Criar um perfil ou página só para dizer que tem é perda de tempo, de dinheiro e, não raro, também de reputação perante seu público.
Está tudo parecendo muito teórico para você? Fique tranquilo: no próximo post passaremos para a parte mais próxima da prática – e aí você verá que tudo que foi feito agora no seu planejamento foi essencial para clarear o caminho pelo qual você deve seguir, para nortear a parte prática. Por enquanto, qual foi sua maior dificuldade?