Planejamento de blogs e sites

22/09/2015 LisComunello.com, Planejamento // marketing

Se você pretende planejar seu site/blog sozinho, precisa ler esse post. Se você contratou ou pretende contratar alguém para planejar para você, também precisa ler esse post, afinal se não souber pelo menos o básico não terá como avaliar se o serviço prestado tem qualidade. Então vamos dar as mãos e iniciar essa que será nossa primeira pauta dividida em partes: Planejamento. :)

Imagem: Kaboompics, uso livre.

Primeiramente gostaria de esclarecer que Planejamento não é algo que se aprenda em poucas aulas e nem mesmo em uma única disciplina acadêmica. Planejar envolve vários saberes: desde a própria disciplina de Planejamento até Sociologia, passando por Marketing, Psicologia, Filosofia, Teoria da Comunicação, Comunicação Comparada, etc. Não me atrevo a ensinar essas disciplinas todas, muito menos em um blog, seria impossível abordar tudo que é estudado durante vários anos para que se tenha domínio em Planejamento.

É importante esclarecer que, como estamos falando em planejamento de blogs e sites, é de ações online que estamos falando. As ações fora do ambiente digital se referem ao planejamento de marketing da sua marca como um todo, enquanto aqui estamos tratando exclusivamente do ambiente digital. Embora as perguntas de um briefing sejam basicamente as mesmas tanto num caso quanto no outro, as respostas mudam: ao fazer o planejamento de marketing da sua marca as respostas abrangem tudo que envolve a marca, enquanto planejar blogs e sites é mais focado no ambiente digital. O profissional que irá planejar seu blog/site deve ter conhecimento geral da sua marca e pode inclusive lhe oferecer sugestões de marketing, mas o planejamento que ele irá lhe apresentar tratará do seu blog/site apenas.

O que vou apresentar é um resumo que lhe permita não começar seu blog/site no escuro, que lhe dê noções básicas. É claro que sempre é melhor contratar um profissional, especialmente se estiver inserindo sua marca e nome profissional no mercado e não apenas blogando por hobby, mas como falei lá no início, é importante conhecer pelo menos o básico nem que seja apenas para avaliar o trabalho do seu prestador de serviços.

Essa série será dividida em várias partes de modo que os posts não fiquem muito extensos e que cada grupo de informações do planejamento fique bem definida. Cada novo artigo da série será listado abaixo, portanto este post concentrará um sumário da série. Vamos lá? :)

Quais outros assuntos você gostaria que fossem tratados neste blog? Sugestões podem ser deixadas nos comentários ou enviadas pelo formulário de contato, como você preferir. :)

Por

Lis Comunello

Publicitária e Social Media. Curitibana perdida em Floripa, troco o dia pela noite, sou chocólatra e louca por gatos.

Deixe seu comentário:

Tags

Ir ao topo