Organização: mantendo blogs no ar desde… Sempre!

20/11/2015 Organização & Produtividade // bloggin, editorial, email, plugins, tools

Especialmente na reta final do ano é comum estarmos com mil compromissos e providências acumuladas para serem tomadas antes do Natal. Se você é um profissional autônomo, além do acúmulo de atividades que todos costumam ter, também pode estar preocupado com suas finanças, afinal de contas autônomo não tem férias remuneradas, não tem 13º salário e sabe que até o carnaval será difícil surgirem novos clientes.

No meio de tanta coisa para fazer e do cansaço (você é humano, não uma máquina), é possível que seu blog acabe ficando para trás. Pode não, colega. Vem cá que o post de hoje, embora sirva para todos os dias de todos os anos, pode ser a ajuda que faltava para manter seu blog ativo e sua organização agora no final de 2015. :)

Organização: mantendo blogs no ar desde... sempre!

Imagem: Geralt, em Domínio Público.

Defina horários

Mesmo quem consegue viver apenas do blog tem muitos compromissos além de sentar e escrever posts – não conheço blogueiro cujo blog tenha bons rendimentos e não precise participar de vários eventos e afins e que não tenha muitos emails para responder.

Pare agora e defina seus horários: tem hora pra pesquisar para posts, hora para escrever post, hora para responder emails, para agendar publicações nas redes sociais e interagir nesses espaços e… Hora para comer, para dormir, cuidar da saúde e, sim, para lazer também, entre outras atividades corriqueiras. Você precisa cumprir todas as tarefas, portanto precisa reservar tempo para todas elas. Sem organização muita coisa ficará para trás, não tem jeito.

Analise quanto tempo você costuma levar em cada tarefa e organize não apenas seu dia, mas sua semana toda. Organizando a semana antecipadamente você saberá em quais dias da semana você terá mais tempo (use esses dias para as tarefas mais demoradas) e quais podem ser usados com tarefas mais curtas.

 

Feche os emails

Fechar a caixa de entrada está implícito no tópico anterior, mas como é onde a maioria costuma falhar, eu inclusa (sim, mea culpa), optei por destacar essa questão. Hora de escrever posts é hora de escrever posts: feche seu email.

Se você é como eu, não gosta de deixar seus clientes esperando e acaba lendo e respondendo os emails assim que eles chegam. Lamento dizer, mas não funciona, pelo menos não para sua organização e produtividade. É claro que seus clientes merecem atenção e que não devem ficar esperando eternamente pela sua resposta; mas um prazo de 24h ou, conforme o caso, 48h para responder seus emails não é esperar eternamente.

Então, se você não consegue deixar de responder imediatamente suas mensagens, feche a caixa de entrada para não ver o que está chegando enquanto você faz outras coisas. Quando não for horário estipulado para responder emails, não responda emails.

 

Banco de pautas

Essa dica é aquela que todo blogueiro conhece, mas nem todos praticam: tenha um banco de pautas, um lugar para anotar ideias para posts. Já cantei a bola do Evernote lá no post em que falei das minhas ferramentas de uso diário, mas vale qualquer ferramenta de sua preferência: Evernote, Google Drive, One Drive, emails que você envie para si ou deixe nos rascunhos ou mesmo o bom e velho caderninho para escrever com lápis ou caneta.

O que importa é que seja um sistema que funcione para você, que possa carregar sempre (nunca se sabe quando virá aquele insight bacana!) e com o qual você consiga se organizar. O banco de pautas evita que você deixe de produzir quando pintar o famoso “branco”. Quem é que nunca teve momentos assim? Eu já e o banco de pautas sempre me salvou.

 

Crie um calendário editorial

Você tem um banco de pautas com um monte de ideias, mas não consegue decidir sobre qual delas escrever. Quem nunca? O calendário editorial serve, entre outras coisas, para ajudar você nesse momento: confira seu calendário para ver qual é o assunto determinado para a data para a qual você está escrevendo. Monte seu calendário especificando as datas de publicação e qual a pauta de cada dia, desse modo você sempre terá um norte sobre o que publicar e quando.

 

Agende as publicações

Ter um calendário editorial ajuda muito, mas ele não faz milagres sozinho: preparar os posts antecipadamente e deixar as publicações agendadas podem ser a salvação do seu blog. Desde que o Janio Sarmento indicou o plugin Editorial Calendar minha vida blogueira mudou para muito melhor. Além de agendar as publicações o plugin permite uma visualização geral de tudo que está agendado para publicar no mês e, assim, ajuda inclusive a identificar quais datas ainda estão sem post preparado.

Mas um blog não vive só de publicar posts: é preciso divulgá-lo. Meu braço direito nessa tarefa é o HootSuite, que no plano gratuito permite gerenciar até três redes sociais. Com ele você acompanha as redes e também agenda publicações nos dias e horários desejados, permitindo assim que você programe antecipadamente a divulgação dos seus posts.

Manter a organização na publicação e divulgação dos seus posts pode salvar seu blog do abandono e, de quebra, colabora para a sua sanidade mental. :D

 

Gerencie as tarefas

Atualmente existem muitos aplicativos para gerenciamento de tarefas, certamente você encontrará um que goste e se adapte. Remember the milk, Todoist, Runrun.it,  Flow, post-its grudados na parede… As opções são muitas, a maioria também funciona em diversos sistemas operacionais de celulares e tablets, vale muito ir testando até encontrar uma que funcione bem para você.

De todos que já experimentei ao longo dos anos o que realmente me agradou foi o Trello: nele consigo listar todas as tarefas separando-as por temas dentro de um mesmo projeto, criar quadros para projetos distintos e também montar equipes para compartilhar quadros/projetos e assim especificar qual tarefa é de quem. Nesse momento eu e o André Beltrame, meu web designer e programador, estamos concluindo um projeto no qual usamos o Trello para gerenciar nossas tarefas e funcionou lindamente, nossa organização e produtividade aumentou bastante com o Trello.

Como você fez até agora para manter o blog no ar mesmo com o acúmulo de compromissos e atividades? Já conhecia todas as dicas do post? Conhece outras? Vem compartilhar! :)

Por

Lis Comunello

Publicitária e Social Media. Curitibana perdida em Floripa, troco o dia pela noite, sou chocólatra e louca por gatos.

Deixe seu comentário:

Tags

Ir ao topo