Minhas ferramentas de uso diário

4/08/2015 Organização & Produtividade // evernote, gmail, onedrive, tools

Você gosta de conhecer as ferramentas preferidas das pessoas? Eu adoro, é uma ótima maneira de descobrir novas alternativas para facilitar a rotina e encontrar soluções para minhas necessidades. Então hoje vou contar quais são minhas ferramentas preferidas de organização e produtividade que uso diariamente. E depois você me conta as suas, combinado? ;)

Ferramentas de uso diário.

Imagem: Leeroy, em CC0-1.0.

Gmail

Não sei o que seria da minha comunicação online sem o Gmail e seus recursos de marcadores, filtros e a “nova” caixa de entrada. Eu jamais conseguiria organizar o grande fluxo diário de mensagens que recebo sem os recursos do Gmail. Por favor, Google, nunca acabe com seu serviço de email e as ferramentas fantásticas que ele tem, se isso acabar é provável que eu me enforque em um pé de cebolinha. Se você ainda não leu o post sobre organização de emails, corre lá para entender porque o Gmail é uma das ferramentas que não podem faltar no meu dia-a-dia.

 

Evernote

Enquanto o Gmail organiza minha comunicação, o Evernote dá conta de centralizar e organizar um volume imenso de informações. São três versões: basic, plus e premium – e a basic dá conta de muita coisa, pode acreditar. A ferramenta por si só já é fantástica para guardar e organizar conteúdo, mas ainda tem mais: extensões para você instalar no seu navegador e deixar tudo ainda mais fácil. Encontrou algo que você quer salvar no Evernote para consultas posteriores? Se for a página toda, conte com o Evernote Clearly; se for só um trecho da página, imagem, áudio ou vídeo, o Evernote Web Clipper salva para você.

A organização do conteúdo que você coloca no Evernote é feita com cadernos e etiquetas seguindo o mesmo raciocínio da taxonomia (categorias e tags) de um blog. Ele permite também “empilhar” cadernos e etiquetas, facilitando ainda mais a organização das notas (ex.: o caderno de Direito pode se dividir em Direito Digital, Direito Civil, etc). Eu tenho, por exemplo, um caderno só sobre produção de conteúdo (dividido em caderno sobre produção textual, de imagens, etc), outro só sobre redes sociais (dividido em Twitter, Facebook, etc) e assim por diante. Tenho também uma infinidade de etiquetas. E é assim que organizo, por exemplo, os links que indico aqui nas sextas-feiras: quando encontro artigos que considero interessantes, mando pro Evernote com o Clearly, salvo no caderno daquele assunto e insiro as etiquetas pertinentes e mais a “radar”; na hora de escrever os posts de sexta eu busco a etiqueta radar e preparo o texto. Depois de publicar aqui, faço uma alteração no Evernote: mudo da etiqueta radar para “radar publicado”, evitando assim indicar mais de uma vez o mesmo conteúdo.

Você pode anexar arquivos nas notas e a busca do Evernote também funciona muito bem, assim como os lembretes. Com tantos recursos úteis uso o Evernote para tudo, de trabalho aos cuidados com meus felinos (registro o histórico médico deles: data das vacinas, resultados de exames, etc) e até mesmo receitas. O serviço tem também uma página de aplicativos criados por outras empresas, mas que funcionam integrados com o Evernote e em celulares e tablets. A sincronização também é ótima: você pode inserir ou editar uma nota na versão do desktop e automaticamente ela será atualizada no celular, no tablet e em qualquer outro equipamento que você tenha instalado o Evernote.

 

OneDrive

O OneDrive, serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft, ganhou meu coração. Sendo eu tão fã do Gmail, talvez você esteja estranhando que eu prefira o OneDrive ao Google Drive. Acontece que o OneDrive tem um Office quase completo dentro dele, portanto a criação e edição de arquivos de textos e planilhas conta com muito mais recursos que no Google Drive. Por isso o OneDrive se tornou minha ferramenta preferida para criar e arquivar tudo que se refere a trabalho e demais assuntos sérios. E se você tiver o Office instalado no seu computador, pode salvar os arquivos direto no OneDrive e, a exemplo do Evernote, o arquivo será sincronizado automaticamente em todos os dispositivos em que você tenha o OneDrive instalado. Sim, tem app para dispositivos móveis, portanto mesmo que eu esteja fora de casa tenho como acessar arquivos de trabalho pelo celular caso necessário. Também permite compartilhamento de arquivos tal qual o Google Drive.

Há várias outras ferramentas que uso, mas as de uso diário e que contribuem para organização e produtividade são essas. E você, quais suas ferramentas preferidas? Quais você usa todos os dias?

Por

Lis Comunello

Publicitária e Social Media. Curitibana perdida em Floripa, troco o dia pela noite, sou chocólatra e louca por gatos.

Deixe seu comentário:

Tags

Ir ao topo