Diretrizes para webmasters do Google: você conhece?

11/09/2015 SEO // ética, google, layout, link building, nofollow, publieditorial

Logotipo do Google.

Imagem: Kristina Alexanderson, em CC-BY-2.0.

Já conhece as diretrizes para webmasters do Google? Elas dizem respeito ao layout, ao código do site e também ao conteúdo, portanto todos que têm site ou blog devem conhecê-las. Seja por má fé, seja por desconhecimento, quem desrespeita as diretrizes acaba sendo punido pelo Google.

Apesar da informação gratuita e abundante disponível, Fábio Ricotta, da Agência Mestre, conta quais são as práticas erradas mais recorrentes inclusive entre participantes dos cursos que ele ministra: compra e venda de links, conteúdo duplicado/roubado, keyword stuffing, link farm ou outros esquemas.

Para mostrar que trabalhar assim não é compensador e também para oferecer mais embasamento (se você não souber como funciona, não saberá cuidar do seu site sozinho e nem mesmo avaliar o trabalho de quem você contratar para lhe prestar serviços), Ricotta publicou algumas más práticas e as iniciativas que o Google tomou a respeito delas. Leia com muita atenção o post Não viole as diretrizes para webmasters do Google, publicado no blog da Agência Mestre. Dos casos que ele cita, desconfio que o mais praticado seja o publieditorial sem o uso de nofollow.

Você já conhecia e segue direitinho as diretrizes do Google? Foi punido por descumpri-las ou conhece alguém que foi? Compartilhe sua experiência, os comentários estão sempre abertos! :)

Por

Lis Comunello

Publicitária e Social Media. Curitibana perdida em Floripa, troco o dia pela noite, sou chocólatra e louca por gatos.

Deixe seu comentário:

Tags

Ir ao topo