Direitos Autorais em imagens: como evitar problemas

13/11/2015 Conteúdo // direitos autorais, imagens, licença de uso, plágio, tools

Só existe um meio de evitar problemas com Direitos Autorais no uso de imagens: escolhendo aquelas que tenham uma licença que autorize o uso nas condições do seu blog/site. Qualquer imagem sem uso autorizado é plágio e, portanto, é crime utilizar. A sorte do dia é que preparei uma lista com vários bancos de imagens com uso livre, que você pode usar inclusive em blogs monetizados e layouts (alô, designers!). :)

Imagens com Direitos Autorais livres: saiba onde encontrar e evite problemas.

Imagem: Geralt, em domínio público.

Depois de muito pesquisar e testar bancos de imagens chegou a hora de indicá-los aqui. São vários sites e os comentários sobre cada um serão breves, apenas para dar noções básicas sobre o que você encontrará em cada um. Teste-os, afinal um banco de imagens que seja bom para quem bloga sobre tecnologia não será tão útil para quem escreve sobre gastronomia, por exemplo – só você pode selecionar quais sites são melhores para você. Vamos lá? :)

 

Bancos de imagens com Direitos Autorais livres

 

1. Cupcake

As imagens do Cupcake  são bonitas, mas poucas e retratam principalmente natureza. Dica: para facilitar a visualização, clique em archive.

 

2. DesignerPics

O DesignerPics tem fotos para nichos variados, algumas são lindas, outras nem tanto – vale garimpar por lá.

 

3. Everystockphoto

O Everystockphoto se propõe a ser um mecanismo de busca por imagens com a licença de uso que você especificar. Prático, não? Mesmo assim, particularmente não gosto: as miniaturas no resultado da busca são tão mini que só abrindo as fotos para ver se são mesmo o que parecem.

 

4. Flickr

O Flickr foi meu favorito por muito tempo e continua sendo meu socorro quando estou com pouco tempo ou não encontro fotos bacanas em outros lugares: é o que tem mais imagens, tem foto para todos os nichos e pautas, a busca por licença de uso funciona bem e as miniaturas têm um tamanho que permite visualizar bem sem precisar abrir a página da imagem. De quebra dá até para buscar somando palavra-chave + licença de uso + paleta de cores.

 

5. Gratisography

As fotos do Gratisography já apareceram várias vezes aqui no blog. As imagens tem boa iluminação, bom enquadramento e boa parte delas são divertidas e inusitadas, gosto muito.

 

6. Iso Republic

O Iso Republic tem um bom acervo com fotos para todos os nichos, vale uma voltinha por lá.

 

7. Jay Mantri

As fotos do Jay Mantri são lindas. Porém, enquanto o Everystockphoto tem as miniaturas reduzidas demais, no Jay Mantri elas são tão grandes que atrapalham a visualização em monitores que não sejam enormes como costumam ser os de designers.

 

8. Kaboompics

O Kaboompics tem muita, muita imagem bacana. Com fotos para todos os nichos e pautas, está entre meus favoritos.

 

9. Life of Pix

O Life of Pix tem menos fotos que o Kaboompics e predominam as de paisagem, mas são muito bonitas,  recomendo um passeio por lá.

 

10. Magdeleine

No Magdeleine, vá direto nas imagens que estão em domínio público ou nas que exigem atribuição (vamos combinar que é bacana dar o crédito mesmo em conteúdos em domínio público?). Fotos lindíssimas principalmente de paisagens – mesmo que as fotos não se encaixam nas suas pautas, uma voltinha lá vai encher seus olhos de beleza.

 

11. morgueFile

O morgueFile tem muitas fotos, atende nichos variados e a busca é muito eficiente. De quebra, dá para assinar e receber periodicamente fotos por email.

 

12. Pexels

O Pexels tem quantidade, qualidade e atende nichos variados. Se fizer cadastro no site, dá para assinar a newsletter e receber fotos por email. Na minha opinião, a única coisa que falta no Pexels é poder favoritar as fotos para posteriormente encontrá-las mais facilmente quando estiver precisando delas.

 

13. Pixabay

Pixabay, meu favorito: qualidade, quantidade, atende nichos variados e, delícia das delícias, permite favoritar fotos.

 

14. SplitShire

O acervo não é tão grande quanto de outros bancos de imagens, mas a qualidade das fotos do SplitShire é espetacular. Passear por lá no mínimo alegrará seu olhar.

 

15. StockSnap

O StockSnap tem um bom acervo, imagens de qualidade, permite favoritar e uma newsletter que funciona muito bem – são 20 lindas fotos em cada email toda terça-feira.

 

16. Unsplash

As fotos de paisagens do Unsplash são de tirar o fôlego, mas há outros temas também. Permite favoritar e dá vontade de ficar lá vendo o acervo todo, de tanta beleza.

Gostou da seleção de bancos de imagens? Conhece outros que também tenham fotos de qualidade e com uso livre? Compartilhe nos comentários! :)

Por

Lis Comunello

Publicitária e Social Media. Curitibana perdida em Floripa, troco o dia pela noite, sou chocólatra e louca por gatos.

Deixe seu comentário:

Tags

Ir ao topo