Como lidar com a crise?

30/10/2015 Divulgação, Planejamento, Relacionamento // marketing

Que não está fácil para ninguém todo mundo sabe. Mas como você lida com a crise? Você se encolhe ou coloca a criatividade para funcionar? Economiza em tudo ou determina prioridades? Se em tempos de fartura precisamos saber a diferença entre custo e investimento, em tempos de crise saber diferenciar uma coisa a outra pode ser decisivo para definir qual será sua situação no final do período.

Crise: diferenciar custo de investimento é decisivo.

Imagem: Ryan McGuire, em domínio público.

Momentos de crise são difíceis, mas também podem ser uma excelente oportunidade: para se reinventar, criar soluções, identificar (e corrigir!) pontos frágeis do seu negócio. Provavelmente você já ouviu/leu aquela frase do Nizan Guanaes: “enquanto eles choram, eu vendo lenços”. Se você quer estar no grupo que vende lenços, muita calma na hora de sair tesourando sua verba. Ao invés de simplesmente cortá-la, planeje melhor seus investimentos. Sim, aquela palavrinha que eu tanto gosto: planejamento.

Embora cada empreendedor seja atingido pela crise de maneira diferente e por isso cada um tenha que encontrar seu próprio modo de lidar com as dificuldades, algumas questões valem para quase todo mundo.

 

Relacionamento e identificação

Relacionamento com o público-alvo nunca deve ser negligenciado. Já falamos sobre isso: você depende de seus clientes e consumidores, portanto os recursos destinados ao relacionamento com o target não são custos e sim investimentos, não abandone os canais de relacionamento da sua marca.

Alem disso, investir no relacionamento com os atuais clientes e consumidores é um investimento duplo: além de mantê-los, eles mesmos irão indicar sua marca para novos clientes em potencial. ;)

Identificação com o público-alvo também é importante: você precisa conhecê-lo bem para falar a mesma língua que ele, saber como atraí-lo.

 

Divulgação

Do mesmo modo, cortar divulgação também não é muito inteligente. Se com divulgação já está difícil, imagine se você não atrair novos clientes e consumidores. Ao invés de sair cortando verba indiscriminadamente, analise quais meios de divulgação estão dando mais retorno e priorize: redirecione a verba dos que não trazem retorno para os que trazem, crie e desenvolva novas ações onde há retorno.

 

Diferencial

Falamos sobre isso no post sobre concorrência e diferencial da série Planejamento de blogs e sites: você precisa identificar o que destaca sua marca da concorrência, pois é o que fará com que as pessoas prefiram seus produtos/serviços/conteúdo que o da concorrência. Se você não tem diferencial, precisa criá-lo.

 

Leituras sugeridas

Para confirmar o que escrevi acima e agregar mais informações sobre como lidar com a crise, trouxe alguns artigos para você, confira:

Seu negócio foi afetado pela crise? Como você está lidando com ela? O artigo de hoje ajudou você a encontrar saídas?

Por

Lis Comunello

Publicitária e Social Media. Curitibana perdida em Floripa, troco o dia pela noite, sou chocólatra e louca por gatos.

Deixe seu comentário:

Tags

Ir ao topo