Blogs, férias e feriados: como conciliar?

18/12/2015 Organização & Produtividade, Planejamento // editorial, plugins, repertório, tools

Ok, você não vê a hora de curtir os dias de folga, talvez até já esteja com as malas prontas. Ou então decidiu ficar em casa para economizar e fugir dos lugares lotados. O importante é que o recesso de final de ano se aproxima e você precisa preparar seu blog para o feriado. É isso mesmo: blogs não podem ficar abandonados durante férias e feriados. Vem cá ver como conciliar blogs e recessos. :)

Blogs, férias e feriados.

Imagem: Patrice_Audet, em Domínio Público.

O mundo está cada vez mais conectado e não precisamos mais estar na frente de computadores ou notebooks para acessar a internet. Não é por acaso que o Google está priorizando sites e blogs responsivos nos resultados das buscas. E justamente porque as pessoas estão com mais tempo livre por conta dos feriados é que blogs, feeds e redes sociais continuarão sendo acessados – talvez até mais acessados. Portanto se organize e mantenha a regularidade de postagens mesmo durante períodos de férias. :)

 

Deixe posts agendados

Sabe aqueles posts que estão nos rascunhos? Confira todos e analise quais se encaixam no seu editorial para serem publicados no período das festas de final de ano, conclua os posts e agende a publicação. Se não tiver posts nos rascunhos, corra para seu banco de pautas e capriche nos artigos. Prepare e agende um número de posts que mantenha a mesma frequência habitual de atualização do seu blog.

Para agendar as publicações sugiro o plugin Editorial Calendar, que já indiquei no artigo Organização: mantendo blogs no ar desde… Sempre! O plugin é fácil de instalar, configurar e usar, recomendo muito.

 

Avise os leitores

Você ficará offline durante o feriado? Não deixe seus leitores pensarem que você os deixou falando sozinhos. Ao final de cada post agendado para suas férias coloque um aviso informando que as publicações são agendadas e que você estará ausente, portanto só poderá responder aos comentários quando retornar. De preferência inclua no aviso a data do seu retorno ao blog e, também, no seu último post antes das férias avise que você se ausentará e por qual período.

 

Avalie o blog

Ok, o feriado começou e você quer mais é relaxar. Tudo bem, mas que tal aproveitar um pouco do tempo para avaliar seu blog? O que ele trouxe de bom neste ano? O que não deu certo? Quanto seu blog cresceu? Seu público-alvo mudou ou precisa mudar? Seu planejamento precisa de ajustes? Aproveite que está longe das pressões cotidianas para fazer uma boa e honesta análise sobre seu blog. Pense também em coisas novas para oferecer aos seus leitores, algo que contribua para se diferenciar da concorrência.

 

Repertório nunca é demais

Sabia que você pode agir em favor do seu blog enquanto se diverte? Segundo o Houaiss:

Repertório

7 fig. conjunto de conhecimentos

Quanto mais repertório você tiver, melhores serão suas ideias, suas pautas, as ações que você desenvolve. E alimentar repertório não é apenas fácil, é prazeroso: todos os livros que você lê, os filmes e seriados que assiste, as músicas que ouve, lugares novos, preparar uma receita nova, tudo contribui para o seu repertório. Quanto mais conhecimento geral você tiver e mais se abrir para novas experiências, mais material alimentando sua criatividade você terá. Quem quer aproveitar os feriados para colocar em dia a lista da Netflix levanta o mouse! o/

 

Feriados são para descansar

Sim, construir e alimentar repertório é prazeroso, mas também é muito bom ter momentos para não pensar em nada. Aproveite para colocar o sono em dia, passar horas agradáveis com as pessoas queridas, brincar com seus pets, pedalar e o que mais você quiser fazer. :)

Você já havia se preparado para os recessos de final de ano ou só se lembrou disso agora? Pensou em algo diferente para oferecer aos seus leitores? Já está com as malas prontas? :D

Por

Lis Comunello

Publicitária e Social Media. Curitibana perdida em Floripa, troco o dia pela noite, sou chocólatra e louca por gatos.

Deixe seu comentário:

Tags

Ir ao topo