Blog Planner 2016: baixe o seu agora mesmo!

1/01/2016 LisComunello.com, Organização & Produtividade, Planejamento // bloggin, downloads, editorial, tools, tutorial

Curtindo bastante os recessos de final de ano? Já trocou o bronze palmito pela cor do pecado? No momento em que este post é publicado você talvez nem tenha ido dormir ainda, afinal é primeiro de Janeiro de 2016! E como o primeiro post de 2016 caiu justamente no primeiro dia do ano, escolhi a data para presentear você com um Blog Planner 2016! Vem cá ver tudo que ele tem e baixar logo o seu! :)

Blog Planner 2016.

Imagem: Pexels, em Domínio Público.

Confesso que parte deste blog planner já estava pronto desde o lançamento do blog, mas eu queria testá-lo com calma para fazer todas as correções e ajustes que fossem necessários para só então entregá-lo a você. E o melhor jeito de testar é usar, certo? E testando fui identificando várias novas necessidades, descartando planilhas ou unindo-as em uma só, pesquisando e aprendendo fórmulas e funções do Excel para acrescentar ao blog planner.

Embora eu tenha experimentado vários blog planners no decorrer dos últimos seis/sete anos, o Blog Planner 2016 foi criado totalmente do zero por mim. Nem mesmo o calendário foi copiado: os modelos disponíveis no próprio Excel não me agradaram ou continham erros, portanto descartei e montei meu próprio calendário. Mas não se preocupe, apesar de todo o trabalho as condições de uso são bem simples:

  • Você não pode fazer uso comercial do Blog Planner 2016.
  • Você não pode redistribuir o Blog Planner 2016 em seu blog/site.
  • Se desejar compartilhar esse material, indique o link desse post no qual o Blog Planner 2016 se encontra disponível para download.

 

Como usar o Blog Planner 2016?

O Blog Planner 2016 contém dez abas/planilhas divididas em cinco grupos: Meta, Editorial, Divulgação, Estatísticas, Finanças. Para facilitar a organização visual, cada grupo tem uma cor diferente. Vejamos quais são as planilhas de cada grupo e como usá-las. :)

 

1. Grupo Meta

No grupo Meta, com o mesmo azul petróleo escuro da minha identidade visual, estão as planilhas Início, Meta e Agenda.

1.1. Planilha Início

A planilha Início tem algumas orientações e é a única que está protegida (não pode ser editada). Todas as outras planilhas do Blog Planner 2016 podem e devem ser editadas conforme a sua necessidade.

1.2. Planilha Meta

A planilha Meta tem uma área para informações gerais sobre os serviços que envolvem seu blog/site, outra área com status e afins dos posts do blog e das redes sociais e também periodicidade dos investimentos. Essas informações estão nessa área para que apareçam nas outras planilhas como lista suspensa para você selecionar a opção mais adequada a cada caso. Por fim há a área de contatos, onde você pode colocar os principais meios de contato de cada pessoa ou serviço relevante para seu blog/site: url, email, telefone e redes sociais do seu webdesigner, programador, consultor, suporte do servidor, anunciantes, etc.

1.3. Planilha Agenda

A planilha Agenda tem um calendário de 2016 já com algumas datas comemorativas. Sugiro que você consulte um calendário com todas as datas comemorativas de 2016 para ver quais datas podem ser incluídas no seu editorial com posts de oportunidade. Embora haja espaço em outras planilhas para inserir datas de , por exemplo, renovação e pagamento de serviços, você terá um controle melhor de todas as datas se também colocá-las na planilha Agenda.

 

2. Grupo Editorial

Este grupo é, na verdade, apenas uma planilha: Editorial. Ela também é um calendário de 2016, porém organizado de modo que favoreça a organização das pautas do seu blog. Cada dia do ano tem espaço para escrever o nome do post que será/foi publicado naquela data, sua categoria e suas tags, status, tipo, série e também uma coluna para marcar datas comemorativas relevantes ao seu nicho (sábados e domingos já estão identificados).

Quando falei da planilha Meta expliquei que alguns status e afins estavam ali para formar listas suspensas: estas listas aparecem nas colunas Status, Tipo e Série. Basta clicar nas células das colunas citadas e aparecerá uma pequena seta indicando que ali há uma lista suspensa com opções para você escolher. Caso queira modificar as listas suspensas, sugiro a leitura dos artigos Adicionar ou remover itens de uma lista suspensa no Excel 2016 e Criar uma lista suspensa no Excel 2016 para Windows (para outras versões, consulte o suporte do Office).

Há blogueiros que, no grupo Editorial, gostem de colocar planilhas para anotar ideias de pautas, mas particularmente não acho acho que o Excel seja um bom lugar para isso. Prefiro alternativas que permitam anotar muito mais que um título de pauta ou o nome de uma ideia: gosto de poder fazer anotações mais detalhadas sobre a pauta, inserir links de referência, quem sabe até mesmo esboçar alguns parágrafos enquanto estou em salas de espera, cafés e afins. Sugeri algumas alternativas quando falei sobre banco de pautas – você já sabe que meu queridinho é o Evernote. :D

 

3. Grupo Divulgação

O grupo Divulgação tem duas planilhas, Share 1 e Share 2, para registrar a divulgação dos seus posts nas redes sociais.

3.1. Planilha Share 1

Na parte de conteúdo há espaço para o nome e categoria do post. Coloquei quatro redes sociais (Facebook, Twitter, G+ e LinkedIn), mas você pode e deve alterá-las e/ou incluir outras conforme a sua necessidade. Há quatro colunas para cada rede social: data e horário da publicação, quantos views o post teve na data de publicação e também a taxa de rejeição (bounce rate). Assim fica bem mais fácil transformar dados em informações relevantes: você identifica quais pautas e categorias chamam mais atenção em cada rede, compara quais datas e horários são melhores para publicar em cada rede e, com a taxa de rejeição, a análise de views não fica enganosa (não adianta ter milhares de views se 90% dos acessos abandonam a página assim que entram nela).

3.2. Planilha Share 2

A planilha Share 2 serve para organizar a divulgação continuada dos posts, ou seja, ela não se resume a uma única postagem em cada rede social e sim organiza várias divulgações do mesmo post na mesma rede. Coloquei divulgação em quatro redes na semana em que o post é publicado, depois um mês após a publicação, três meses e seis meses. Você pode e deve alterar esses intervalos de divulgação conforme for mais adequado ao seu caso e também deixar as redes sociais que forem mais relevantes para você.

Nessa planilha as listas suspensas aparecem novamente: as divulgações podem ser classificadas como nos rascunhos, agendadas ou publicadas. Dica: tanto aqui quanto nas planilhas Share 1 e Editorial, gosto de colorir as células dos posts que ainda não foram publicados ou divulgados, pois deste modo com apenas um passar de olhos eu já sei o que já foi resolvido e o que ainda precisa de ações minhas. :)

 

4. Grupo Estatísticas

Novamente um grupo com apenas uma planilha: Estatísticas. Como o nome sugere, é uma planilha para registrar suas estatísticas e também há espaço para anotar as metas que você deseja alcançar. Há uma linha para cada mês e colunas para o Analytics, números de fãs e seguidores no Facebook, Twitter, Feedly, Instagram, etc. Você já sabe: retire, altere e/ou inclua redes sociais de acordo com suas necessidades.

 

5. Grupo Finanças

5.1. Planilha Investimentos

Há quem chame de despesas, mas eu considero investimentos. O que é necessário e faz sua marca crescer não é custo, é investimento. Seu site não existe sem domínio e um mau servidor só traria dores de cabeça, assim como outros profissionais, licenças e serviços que você contrata para gerir profissionalmente a presença da sua marca na web também são investimentos e não custos.

Na planilha Investimentos você tem espaço para relacionar todos os serviços, produtos e profissionais que você contrata com suas respectivas datas de contratação, valores pagos, forma e tipo de pagamento e data de renovação. No tipo de pagamento temos lista suspensa novamente: você pode escolher entre mensal, semestral, 1 ano, 2 anos, 3 anos, 4 anos e 5 anos.

5.2. Planilha Afiliados

Nesta planilha você encontra espaço para inserir o programa de afiliados, anunciantes e seus respectivos sites, qual é a campanha, formato do anúncio, datas relevantes às campanhas, rendimentos e mais.

5.3. Planilha Mídia Kit

Última planilha do Blog Planner 2016, este é o espaço para você registrar os valores dos serviços que você presta e produtos que vende aos valores cobrados pela publicidade feita no seu blog e em suas redes sociais. Coloque também as datas em que os valores foram definidos, afinal os números podem mudar no decorrer do ano conforme aumentam também os serviços que você contrata, os números de acessos e até mesmo o tempo que você investe para se aprimorar nos serviços que presta.

 

Quero o Blog Planner 2016!

O arquivo não tem vírus e está hospedado dentro do meu servidor, pode fazer o download sem medo. :)

Você não precisa desembolsar nenhum centavo para baixar o arquivo, mas que tal fazer um post no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Google+ como forma de agradecimento pelo meu trabalho? Você só precisa publicar em uma das redes para que o download seja liberado e o procedimento é simples e rápido. :)

Eu quero o Blog Planner 2016!

Estou curiosa: vem me contar se você gostou do Blog Planner 2016? Ficou com dúvidas? Quais suas sugestões para próximas versões? Conta pra mim nos comentários e divulgue este post para os seus amigos. :)

Por

Lis Comunello

Publicitária e Social Media. Curitibana perdida em Floripa, troco o dia pela noite, sou chocólatra e louca por gatos.

Deixe seu comentário:

Tags

Ir ao topo